Esclarecimento

Este blog contém apenas opiniões minhas sobre o mundo. Não peço que acreditem em mim e não peço que pensem da mesma maneira que eu. Só quero tentar oferecer outros pontos de vista.
Se disser alguma barbaridade: corrijam-me.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Os média

Quero exprimir a minha tristeza em relação aos média no nosso país.
Vivemos numa época em que o dinheiro e as audiências é que ditam as noticias do dia a dia.
Após uma simples observação verifiquei que as noticias que passam na televisão ou já aconteceram ou são drasticamente exageradas para obter mais espectadores.

Em relação à gripe, por exemplo: Nunca vi um povo comprar tanto desinfectante e máscaras em tão pouco tempo. Claro que é para nossa segurança mas também é claro que os média amplificaram demais a situação e, tal como todos os outros tópicos, foram descartados de um dia para o outro.
Na situação da gripe tivemos a gripe das aves que causou o pânico, mas, depois das noticias sobre este assunto terem acabado, as pessoas perderam a preocupação e fizeram as suas vidas como se o vírus nunca tivesse existido.

A mesma coisa se passou com a Gripe A: Balúrdios gastos em vacinas defeituosas, desinfectantes, máscaras....e para quê? Para usar durante os 2 ou 3 meses em que a gripe apareceu na TV?

Com isto quero-vos dizer que as pessoas parecem só acreditar nas coisas enquanto elas passam na TV.

Houve uma época em que um vírus perigoso se encontrava "à solta" e claro: foi notícia durante uma semanita. (Depois dessa semana o vírus morreu porque não apareceu mais na televisão)***
Soube de fontes seguras e próximas que o vírus já se tinha atravessado o Rio X, informação que não apareceu em lado nenhum....
Quando, uma semana depois, deu na televisão as pessoas já acreditaram e aí sim preocuparam-se.

Vou ainda dar outro exemplo.
Como sabem houve um terramoto no Haiti que provocou mortes, ferimentos etc...
Como foi bonita a solidariedade perante aquele povo, não foi?
E agora?
Agora eles que se desenrasquem!
Nessa altura o tópico principal dos noticiários era "Terramotos". E assim foi durante meses.
Num dia ouviam-se falar de 4 ou 5 novos terramotos e toda a gente pensar "Uaaau estão a acontecer muitos terramotos....o mundo vai mesmo acabar em 2012!"

Meus caros....os média não são parvos e também têm as suas estratégias. Depois do Haiti eles "apostaram" nos terramotos e cada vez que um acontecia era notícia. O que vocês parecem não saber é que nós vivemos num planeta geologicamente activo com calor interior e milhares de forças a serem aplicadas nas suas várias camadas e por isso há terramotos quase todos os dias!!
Vocês é que nunca sabem deles porque não vem da boca da Manuela Moura Guedes!


Isto para além de revelar uma dependência extrema da televisão revela também a capacidade dos média de manipular o mundo.




***: SARCASMO!

Sem comentários:

Enviar um comentário